Verbo Gentileza: porque a gentileza é uma ação que transforma o mundo

 

O projeto Verbo Gentileza foi criado em 2016 a partir do desejo de ESCUTAR E CONVERSAR com a cidade e seus habitantes. Naquele momento, nos reunimos com inúmeras pessoas e grupos, representantes dos mais variados projetos que acontecem em Belo Horizonte, para escutá-los e conhecer seus planos e desejos na construção de uma cidade mais gentil e mais empática. Essa primeira troca foi essencial para que entendêssemos como deveríamos atuar na direção de realizar nosso sonho coletivo: uma cidade mais gentil.

 

Assim surgiu o projeto Ações Gentis, atividades gratuitas, realizadas no espaço urbano, que, além de serem o fio condutor do Verbo Gentileza, buscavam refletir sobre as diversas possibilidades de incentivar e promover a gentileza. 

 

Em 2017, foi a vez de EXPERIMENTAR e PENSAR. Com a participação da nossa rede de artistas, iniciativas culturais e também de marcas, criamos um novo formato para nosso Festival: mais interativo, com um maior número de atividades e num espaço maior e mais democrático, a Praça Floriano Peixoto.

 

Em 2018, mais conscientes do nosso papel e do nosso potencial de conversar com a cidade, escolhemos o verbo CONVIDAR para guiar nossas ações. Convidamos representantes de diversos movimentos, parceiros e fornecedores para dividir o nosso palco e ampliar ainda mais o nosso alcance e a nossa forma de VER. Nesse mesmo ano, nos unimos a outros projetos com o mesmo sonho que o nosso e começamos a realizar intervenções artísticas e culturais em espaços urbanos diferentes, ampliando ainda mais o alcance, a força e a importância das Ações Gentis como um agente de transformação da cidade que queremos.

 

Em 2019, o verbo REALIZAR foi escolhido para nomear as ações de uma nova fase que inauguramos. Quatro embaixadores, representantes de movimentos da cidade, indicaram projetos culturais, sociais ou artísticos que precisavam de apoio financeiro. A partir dessa importante ação, começamos a colocar em prática um verbo que, desde o início, orienta nosso trabalho: TRANSFORMAR. 

 

A cada nova edição, aprendemos um pouco mais, ganhamos experiência. No entanto, ninguém estava preparado para uma mudança tão radical como tem sido a pandemia de covid-19.  O mundo inteiro teve que se recolher. E o Verbo Gentileza, que nasceu do encontro e da troca nos espaços públicos, teve que se reinventar, pensar novas formas de existir e continuar fomentando pensamentos e ações gentis. Dessa forma, em 2020, migramos para o formato digital e elegemos o verbo CURAR como inspiração para nossas ações.

 

Em 2021, continuaremos no formato on-line. Nosso propósito de incentivar atitudes gentis e de criar espaços de convivência mais gentis na cidade foi pensado a partir da ideia de REVOLUÇÕES GENTIS. 

 

Seguimos aprendendo, escutando e dialogando com pessoas, grupos e marcas no desafio inspirador de transformar a gentileza em verbo e, assim, transformar nossos diversos mundos em espaços mais empáticos, gentis e acolhedores. 

Confira toda a programação e retire seu ingresso gratuito

 

 

Quem Somos

 

O Verbo Gentileza é pensado por três mulheres com histórias de vida e percursos profissionais em constante mutação. Mulheres que acreditam que a gentileza pode mudar as relações humanas e fazer da cidade um espaço mais acolhedor:

 

Erlana Castro tem 30 anos de carreira executiva em pleno reset. Metamorfose ambulante, pesquisadora independente sobre sociedade, marcas e futuro. Professora da Fundação Dom Cabral e designer de experiências criativas de aprendizagem na educação executiva, Erlana é cocriadora, agitadora e ativista gentil do Verbo Gentileza.

@erlanacastro

Fina Nicolai cria e produz eventos há mais de 15 anos na pele da Fina Fazedoria. Um fazer com alegria que conecta clientes aos especialistas certos, que cria oportunidades de relacionamento das marcas com seus diversos públicos de interesse. Ela é a fazedora-mor do Festival Verbo Gentileza.

@finanicolai

Patrícia Tavares ganhou o mundo conectando marcas e sociedade há mais de 20 anos. Fundadora e cabeça da Do Brasil Live Marketing e idealizadora do Festival Verbo Gentileza, trabalha para reunir a sociedade, as cidades, as artes, a cultura, as instituições e as marcas na reinvenção de um mundo mais gentil.

@patdobrasil

A cada nova edição o Verbo Gentileza recebe curadoras que ajudam a pensar a programação e as ações. Em 2021, a arquiteta e urbanista Eveline Trevisan e a bailarina Ana Paula Cançado foram as convidadas especiais. 

 

 

  • O Festival

 

O Festival Verbo Gentileza é um acontecimento festivo da cidade de Belo Horizonte. De 2016 a 2019, ele aconteceu no espaço público, reunindo milhares de pessoas em torno de dezenas de atividades culturais, gratuitas e abertas a toda população. Ao longo desse percurso, mais de diversos artistas participaram do Festival, que tem como marca do seu processo criativo a constante reinvenção.

Em função da pandemia da covid-19 e respeitando todos os protocolos sanitários, em 2020 o Festival aconteceu no ambiente digital. Ainda estamos nesse espaço. Acreditamos que, mesmo sem os corpos reunidos, podemos nos mobilizar e projetar juntos mundos mais gentis.

Em 2021, o Festival tem como inspiração as revoluções gentis. A palavra gentil tem na sua origem a palavra gente.  Gente disposta a agir e transformar. O que vai nos tirar do lugar onde estamos e nos levar para um futuro melhor é nossa humanidade, nossa gentileza. E, quando falamos em revolução, queremos romper as barreiras atuais, porém de forma gentil, por meio do diálogo e dos bons exemplos que já existem.

Festival Verbo Gentileza 2020 – Gentileza Cura

Em 2020, em meio a uma pandemia mundial, o Verbo:Gentileza utiliza toda sua bagagem para contribuir para uma necessidade de todos, com uma certeza: a gentileza cura.

Festival Verbo Gentileza 2019 – Realizar

Em 2019, após muita escuta e troca, ele surgiu com uma resposta: contar com a força de pessoas realizadoras, com um objetivo em comum. Deu mais um passo para se tornar uma rede que conecta gentilezas e contribui efetivamente para uma vida urbana melhor.

 

Festival Verbo Gentileza 2018 – Convidar

Em 2018, já ciente do seu papel transformador, o projeto ganhou contornos de rede. Foi escolhido o verbo CONVIDAR para nortear o conceito do ano. Foi abrindo e aceitando convites que o Verbo:Gentileza se fez mais presente.

 

 

Festival Verbo Gentileza 2017 – Experimentar e Pensar 

Em 2017, as ideias ganharam mais movimento com formatos, roteiros e interações diferentes. 

 

 

Festival Verbo Gentileza 2016 – Escutar e Conversar 

Em 2016, o Festival apresentou-se à cidade. O público foi convidado a escrever seus anseios e desejos, pessoais e coletivos. Houve escuta, conversa e muita troca de conhecimento.

 

Resultados:

5 festivais

77 parceiros

31 mídias no rádio

16 ações pop up

R$1.379.532,94 em mídia espontânea

18 mídias de tv

31.000 pessoas impactadas

232 matérias de web

76 materiais impressos

6

intervenções artísticas

13

feiras

3

espaços de ativação

22

shows

13

expositores

2

cinemas

2

cortejos

11

oficinas

3

aulas de yoga

9

rodas de conversa

6

instalações interativas

170

fornecedores

Galeria de fotos:

 

Ver mais

Para acompanhar a gente de perto,
cadastre-se e receba a nossa programação.

Verbo Gentileza

Contatos

verbogentileza@gmail.com

Redes Sociais

Verbo Gentileza