A 9ª edição do Festival Verbo Gentileza aconteceu na praça Floriano Peixoto, em Belo Horizonte, nos dias 07 e 08 de setembro de 2024. O Festival ofereceu uma atmosfera única ao reunir diversas atividades ao longo de dois dias: piquenique, atividades de bem-estar, rodas de conversa, oficinas, intervenções artísticas, brechó gentil, mostra de economia criativa, um palco com atrações musicais e cênicas, e o Portal da Gentileza, com suas fitas coloridas — marca registrada do evento — que dá as boas-vindas ao público, convidando todos a adentrarem em um universo mais gentil na Praça Floriano Peixoto.
A 8ª edição foi marcada pelo verbo “cuidar” e apresentou mais de 20 atividades distribuídas ao longo de dois dias. Toda a programação está disponível em nosso canal. Confira a qualquer momento.
Festival 2021 – Revolução Gentil
Neste ano o Festival Verbo Gentileza apresentou seu manifesto com letra e música. A Revolução Gentil foi o tema central do festival e ainda apresentou os segmentos Cidadania Gentil e Identidade Gentil.
Festival 2020 – Gentileza Cura
Meio a pandemia, o Verbo Gentileza utiliza toda sua bagagem para contribuir para uma necessidade de todos, com uma certeza: a gentileza cura.
Festival 2019 – Realizar
Após muita escuta e troca, ele surgiu com uma resposta: contar com a força de pessoas realizadoras, com um objetivo em comum. Deu mais um passo para se tornar uma rede que conecta gentilezas e contribui efetivamente para uma vida urbana melhor.
Festival 2018 – Convidar
Já ciente do seu papel transformador, o projeto ganhou contornos de rede. Foi escolhido o verbo CONVIDAR para nortear o conceito do ano. Foi abrindo e aceitando convites que o Verbo:Gentileza se fez mais presente.
Festival 2017 – Experimentar e Pensar
Na segunda edição, as ideias ganharam mais movimento com formatos, roteiros e interações diferentes.
Festival 2016 – Escutar e Conversar
O início de tudo. A gente se apresentou à cidade e convidamos a artista Candy Chang para trazer sua intervenção “Before I Die…” (Antes de morrer…) para a Pça da Liberdade, convidando a comunidade a escrever seus anseios e desejos, pessoais e coletivos. Houve escuta, conversa e muita troca de pontos de vista.