De oficinas a espetáculos infantis, a 10ª edição do Festival VerboGentileza chega nos dias 13 e 14 de setembro transformando a Praça da Liberdade em um grande espaço de encontro para todas as idades. A programação gratuita convida famílias inteiras a viver experiências de arte, afeto e bem viver no coração de Belo Horizonte.
O Festival VerboGentileza é realizado pelo Ministério da Cultura por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, idealizado pela Plataforma VerboGentileza, conta com o patrocínio do Instituto Unimed-BH e da Coca-Cola FEMSA Brasil, além do apoio da Belotur, da Fundação Clóvis Salgado, por meio do Circuito Liberdade, da Empresa Mineira de Comunicação, da Do Brasil Live MKT, do Grupo Armind e da Abundance Brasil. O evento também conta com colaborações da Amadoria, Paraíso Veg, Loc-Line Geradores e da plataforma Mude1Hábito.

No sábado (13), a diversão começa com a Oficina de integração “Rua de Brincar”, conduzida pelo Grupo Atrás do Pano, às 11h15, propondo vivências coletivas e criativas para crianças e adultos. Às 17h, o destaque é o espetáculo Itinerário, com o Ballet Jovem Minas Gerais, que leva 15 bailarinos ao espaço público em uma performance de dança contemporânea.
No domingo (14), a cena infantil toma conta da praça a partir das 15h, com teatro e contação de histórias no Coreto Gentileza, seguidos pelo espetáculo “Manga, Mangueira, Meu Pé de Brincadeira”, do grupo Conexão Galpão, às 16h00. Logo depois, às 17h20, a bailarina Janaína Castro apresenta a performance Transformação Física.

Além das atividades para toda a família, a 10ª edição do VerboGentileza traz uma programação musical especial. No sábado, sobem ao palco Brisa, Raquel Coutinho e Johnny Herno, seguidos do show de Flaira Ferro. Já no domingo, os destaques são os shows de Castello Branco e do grupo internacional Ayom, diretamente de Barcelona.
“Chegar à 10ª edição com uma programação tão diversa é a prova de que o VerboGentileza é um espaço de todos. Criamos um festival que acolhe desde as crianças até os mais velhos, onde cada um pode viver a cidade de forma afetiva e descobrir novos verbos para transformar seu dia a dia”, afirma Pat Tavares, idealizadora do projeto.

O Instituto Unimed-BH completou 22 anos em 2025 e conta com o apoio de mais de 5,7 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. A associação sem fins lucrativos foi criada em 2003 e, desde então, desenvolve projetos socioculturais e socioambientais visando à formação da cidadania, estimulando o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, fomentando a economia criativa, gerando trabalho e renda para diversas famílias, valorizando espaços públicos e o meio ambiente, através de projetos patrocinados, apoiados e realizados em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.

Mais informações, imagens e conteúdos de apoio:
www.verbogentileza.com.br